São rosas Hermínio... são rosas...!

Também eu não resisti neste regresso de férias a sacar este comentário a um post do "quem não tem cão" e publicá-lo aqui.

"Raramente faço comentários neste blog se bem que muitas vezes com vontade de o fazer, não ganho coragem para tal. Pois tenho uma grande dificuldade de me exprimir, sei que escrevo mal.
Quanto ao BAIRRO SOLIDÃO só consigo dizer saudades, saudades …

Mas este fim-de-semana aconteceu algo na minha vida que não podia deixar de partilhar, foi o culminar de uma série de emoções que começaram no final do último espectáculo ROSA ESPERANÇA, que foi em Alcobaça. No final do espectáculo foram oferecidas rosas a todos os participantes neste, quando recebi a minha a primeira coisa que olhei não foram o aspectos da rosa, como a cor, e o formato, mas sim as borbulhas, e fiquei contente pois tinha três borbulha e pelo menos uma delas tinha probabilidades rasuráveis de ser enxertada e pegar. Para quem não sabe, em enxertia as borbulhas são as pequenas saliências que estão no caule junto a algumas folhas, onde a partir dai podem nascer novos ramos. Peguei na rosa e coloquei-a logo em água, no copo de champanhe que previamente tinha usado na peça.

No dia seguinte à tarde foi a hora da verdade ia tirar enxertia daquela rosa. Depois de verificar as roseiras disponíveis para serem enxertadas escolhi a que achava melhor, que por sinal era da minha irmã. No momento de proceder à enxertia senti uma energia muito grande que se apoderou dos meus movimentos. Pois aquele acto significava o prolongar daquele último espectáculo, que foi o primeiro fora de Rio Maior e tinha sido um sucesso. Para mim foi de um grande significado, pois este grupo significa muito para mim. Cresci muito desde que o conheci.

Foram os enxertos mais difíceis que já alguma vês tirei, pois a rosa já tinha sido colhida à muito tempo e estava muito desidratada. Mas com a energia que senti, tudo correu bem. Coloquei 4 enxertos, os únicos que estavam disponíveis, se tivesse opção de escolha não escolhia estes pois só um é que me inspirava alguma confiança. Depois foi a espera, e o cuidar da roseira todas as semanas, era a primeira coisa que ia fazer quando chegava de fim-de-semana. Para meu espanto todos os enxertos pegaram, coisa que não tinha acontecido nas outras duas roseiras que tinha enxertado.

No fim-de-semana passado foi o culminar de emoções quando cheguei e vi duas rosas linhas, eram as mais bonitas do mundo, era como que se o último espectáculo se tivesse prologado e tivesse ali o seu auge. Aquelas rosas tinham um valor para mim que não as trocava por outras de ouro. Uma rosa dei-a a uma pessoa muito especial a outra ficou na roseira para ali envelhecer. Aquelas foram as primeiras rosas, não há rosas como as primeiras.

Espero bem que aquela roseira continue a dar destas rosas, por muitos e muitos anos, pois enquanto ela viver, para mim viverá também ali o ROSA ESPERAÇA e o QUEM NÃO TEM CÃO.

Para mim estes são os verdadeiros momentos da vida."

Hermínio Gonçalves in http://www.equemnaotemcao.blogspot.com/

8 comentários:

Quem Não Tem Cão disse...

E agora digam lá que Rosa Esperança não é um espectáculo de afectos e solidariedade mesmo fora do palco! O Herminio não pára de me surpreender desde o 1º dia em que muito timidamente apareceu numa aula de teatro e mal conceguiu pronunciar o próprio nome. Hoje consegue viver momentos simples com a poesia de um "artista". O teatro pode mudar as pessoas e fazer com que escrevam coisas tão bonitas como este texto! Viva o Teatro! Vivam todas as Rosas deste mundo e os seus jardineiros!
Obrigado Herminio.
RG

Cris VIC disse...

Bem-vindos de volta, cravos de Rosa Esperança!

IsaLenca disse...

Lindo texto, realmente.

E para quem gosta de fotografia aqui fica a informação:

Algarve: Portimão acolhe a partir de sexta-feira a maior exposição de fotojornalismo do mundo
Portimão, Faro, 23 Jul (Lusa) - Portimão recebe pelo sexto ano consecutivo a World Press Photo (WPP), a mais importante exposição de fotojornalismo do mundo, entre sexta-feira e 16 de Agosto, na área exterior do Museu Municipal, daquela cidade algarvia.
A WPP apresenta 199 imagens de 64 fotógrafos profissionais de várias nacionalidades, divididas por dez categorias, que ilustram acontecimentos marcantes de 2008, entre os quais, conflitos mundiais, eventos desportivos, notícias genéricas, pessoas e artes, em vários pontos do mundo.
Na edição de 2008 da World Press Photo, o norte-americano Anthony Suau, arrecadou o maior galardão com uma imagem a preto e branco, captada em Cleveland, no Estado norte-americano de Ohio.
A distinção valeu-lhe um prémio pecuniário de 10 mil euros.
A imagem retrata o momento em que um polícia armado, no que aparenta ser um cenário de guerra, entra numa casa para se assegurar que a habitação estava abandonada, depois dos inquilinos terem sido despejados em consequência da crise imobiliária.
A polícia teve que intervir muitas vezes para expulsar vagabundos e toxicodependentes que ocuparam posteriormente as casas.
Segundo o júri internacional, presidido pela editora de fotografia Mary Anne Golon, a força daquela fotografia estava no significado duplo da imagem: “a impressão de uma guerra clássica, mas que representa apenas uma casa abandonada após o despejo”.
O instantâneo vencedor integra um grupo de imagens publicadas na revista Time, sobre a crise económica mundial, que mereceu também o prémio na categoria “Daily Life”.
Em 2008, participaram na World Press Photo, 96268 fotógrafos de 124 países, com mais de 100000 imagens, tendo sido atribuídos prémios a 64 fotógrafos, de 27 países, em dez categorias.
Foram premiados fotógrafos da Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Holanda, Polónia, Rússia, El Salvador, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia e Estados Unidos da América.
Fundada em 1955 na Holanda, a World Press Photo é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que promove o fotojornalismo e a liberdade de informação e de expressão, realizando vários eventos nesta área, onde se destaca o maior concurso mundial de fotografia.
Além da exposição itinerante com os trabalhos premiados, que percorre mais de 40 países, a fundação editado um livro com as imagens, em seis idiomas.
Os trabalhos premiados pelo World Press Photo estarão patentes na zona exterior do Museu Municipal de Portimão, entre sexta-feira e o dia 16 de Agosto, das 18:00 às 24:00, com entrada gratuita.

herminio disse...

Obrigado Tó pelo “post”

Quando fiz este comentário pensei em escrever mais estas linhas, mas acabei por não as por, porque achava que eram um pouco fantasiosas, e o comentário já era longo. Mas como tive direito a “post”, vou escreve-las agora.

Claro que aquela roseira é única pois tem enxertos de uma rosa que teve no espectáculo, facto que não é possível ser repetido. Quem leu atentamente este comentário pensará que me enganei nas contas, pois a rosa só tinha três borbulhas e ou fiz quatro enxertos, mas ela tinha mais uma folha sem borbulha, mesmo assim fiz o enxerto como se ela existisse, claro que este enxerto não rebentou, não podendo portanto dar rosas, mas não é por isso que deixa de ter valor, pois este esteve no palco e carrega também com ele a energia daquela noite.

Esta roseira é única, mas as rosas não, pois a partir desta podemos tirar novas roseiras que passarão a dar o mesmo tipo de rosas, e destas por sua vez tirar outras. A energia desta pode assim sair dali, como que irradiada, pode estabelecer-se uma corrente de modo a percorrer o país ou mesmo o mundo, na forma de rosas ROSA ESPERANÇA. Por mim vou pôr-lhes este nome, e oferecer-me para enxertar roseiras ou dar hastes a familiares, amigos, vizinhos, conhecidos …

Era bom que chega-se um dia em que pudesse-mos entrar numa florista, e pedir um ramo de rosas ROSA ESPERANÇA.

Hermínio Gonçalves

rosa pereira disse...

Hermínio e que tal começar a escrever uma peça de teatro? Homem tu és maravilhoso a escrever!
Tanta emoção em palavras tão simples e tão sábias.
E já agora será que me arranjas uma haste da tua roseira, é que teria imensa honra de ter uma Rosa Esperança.
Beijo

IC disse...

Hermínio,

Quem escreve com o coração, só pode escrever bem!

Beijinhos
ines

IC disse...

Obrigada Tó!,

Visita-me quando quiseres, és muito bem vindo :)

beijinhos

Paulo Azevedo disse...

Transcrevo aqui o comentário que deixei no QNTC:

"Também não posso deixar de enviar um grande abraço ao Hermínio, cujo texto é fantástico...
Todos nós crescemos também com tudo isto e facilmente imagino que vocês, os pioneiros e companheiros já de várias aventuras, tenham sentimentos muito fortes em relação a todos estes projectos que se têm desenvolvido sempre com grande mérito do Comandante Rui...
Confesso que vos admiro, a todos os que têm acompanhado este percurso, e honro-me de fazer parte dele, esperando bem que possamos continuar a mostrar o nosso trabalho pelo País fora, com muito orgulho e satisfação.
Bem hajam, beijos e abraços e até breve!"
Um abraço também para ti, Tó, espero rever-te em breve!